Guia de Implementação de

Estratégias de Aprendizagem Remota

Como adotar estratégias de aprendizagem remota nas redes públicas de ensino para dar continuidade às aulas, promover o ensino híbrido e ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes

Quem somos

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O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que apoia as redes públicas de ensino básico a realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem, gerando mais qualidade para a educação por meio do uso eficaz das tecnologias digitais.

Desenho do vírus

O que está acontecendo?

A interrupção das aulas presenciais provocada pela pandemia de Covid-19 tem potencial para agravar ainda mais os sérios problemas da educação brasileira, como o abandono escolar e os baixos índices de aprendizagem.

Nesse primeiro momento, a maior preocupação é garantir a continuidade das aulas de forma remota e a manutenção do vínculo das escolas com os alunos e suas famílias. Trata-se de um desafio grandioso, mas que não se encerra nesse ponto.

Os esforços das secretarias de Educação deverão se estender por longos meses após a retomada das aulas presenciais, pois será preciso compensar as horas letivas e os conteúdos curriculares não trabalhados a fim de evitar um aprofundamento das desigualdades educacionais. No período pós-pandemia, a adoção de uma educação híbrida, que integre momentos presenciais e remotos, com ou sem o uso de tecnologia, se destacará com um dos meios mais eficazes para chegar a esse resultado.  

Dessa forma, o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) tem como proposta apoiar as secretarias de Educação de todo o país durante e, sobretudo, após o período de isolamento social.

As estratégias

A partir dessa escuta, o CIEB reuniu experiências e boas práticas do Brasil e do exterior para elaborar possibilidades de atividades pedagógicas não presenciais no atual cenário, o que denominamos de Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR). Foram construídas sete estratégias, que podem ser aplicadas de forma combinada:

Desenho do arco-íris
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    01

    Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão

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    02

    Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via rádio

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    03

    Aulas ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais

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    04

    Videoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais

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    05

    Disponibilização de plataformas de ensino on-line

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    06

    Envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line

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    07

    Envio de material impresso com conteúdos educacionais

Objetivos do Guia

Diante do relato de várias redes sobre os desafios para colocar em prática as atividades pedagógicas não presenciais em seus territórios, o CIEB desenvolveu esse Guia de Implementação. Trata-se de um passo a passo com orientações e referências para facilitar o planejamento e a execução das Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR), agrupadas de acordo com suas similaridades de implementação:

Conteúdos em rádio e TV

Contempla as estratégias que utilizam canais de comunicação em massa para a transmissão de aulas. Tem como objetivo alcançar grande quantidade de estudantes, independentemente do uso de equipamentos e internet por parte de professores e estudantes da rede. Requer, contudo, parcerias para a sua implementação.

Estão nesse grupo as seguintes EAR:

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Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão

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Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via rádio

Videoaulas em redes sociais

Contempla estratégias que disponibilizam videoaulas por meio de rede sociais on-line, como Facebook, Instagram e Youtube. As aulas podem ser transmitidas ao vivo (em horários agendados) ou disponibilizadas gravações on-line para que os alunos assistam quando eles puderem. Requer dos professores e alunos equipamentos e acesso à internet.

Estão nesse grupo as seguintes EAR:

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Aulas ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais

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Videoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais

Conteúdos em ferramentas on-line

Contempla estratégias que utilizam ferramentas on-line específicas para apoiar a disponibilização de conteúdos e a interação entre estudantes e professores.

Estão nesse grupo as seguintes EAR:

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Disponibilização de plataformas de ensino on-line

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Envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line

Materiais impressos

Permite a implementação de uma estratégia de ensino remoto sem o uso de tecnologias digitais adicionais pelos estudantes. No entanto, requer uma logística de elaboração, distribuição e comunicação com professores, alunos e famílias e/ou responsáveis.

Integra esse grupo a seguinte EAR:

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Envio de material impresso com conteúdos educacionais

A ferramenta de seleção

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Desenho de engrenagem
Desenho de engrenagem

Para que as redes de ensino consigam identificar quais estratégias são mais adequadas à sua realidade e, assim, construir seu próprio plano emergencial de ensino, o CIEB elaborou uma ferramenta de Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota.

O apoio oferecido pelo CIEB às secretarias municipais e estaduais de Educação acaba de ganhar um importante reforço com a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota.

Como este Guia está organizado?

O Guia apresenta conteúdos comuns a todas as estratégias de aprendizagem remota e componentes específicos.

Você pode ter uma visão geral aqui:

É possível implementar?

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Diretrizes

O Conselho Nacional de Educação (CNE) recomendou, em parecer divulgado no dia 30/04/2020, a utilização de atividades pedagógicas não presenciais como forma de garantir o atendimento escolar essencial durante a atual pandemia. Essas atividades podem se valer ou não de meios e tecnologias digitais, levando-se sempre em consideração a realidade de cada rede.

Quando existem muitas barreiras de acesso a equipamentos e internet por parte de professores e estudantes, é importante considerar o emprego de diferentes estratégias (eventualmente combinando-as entre si) e o uso de canais de comunicação em massa, como televisão e rádio e/ou o uso de materiais impressos, para atender o maior número possível de alunos.

Desenho do computador

Orientações gerais

Caso a secretaria de Educação municipal ou estadual decida computar as atividades pedagógicas não presenciais ofertadas para cumprimento de carga horária mínima exigida por lei, o CNE orienta que o gestor público:

1. Publique o planejamento das atividades e indique quais objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se pretende atingir, as formas de interação com os estudantes, a estimativa de carga horária e o meios de registro de participação e avaliação para atingir tais objetivos.

2. Promova a formação pedagógica dos professores e oriente os pais e/ou responsáveis e os estudantes sobre a utilização das ferramentas e metodologias que serão empregadas nas atividades não presenciais.

3. Preveja alternativas para garantir o atendimento dos objetivos de aprendizagem aos estudantes ou escolas que tenham maior dificuldade na realização de atividades não presenciais.

Como fazer?

Caminho completo de implementação da estratégia de aprendizagem remota.

Ao passar o mouse ou clicar na etapa, aparecem suas subetapas:

Desenho com ícones

Vamos começar?