Seleção de Estratégias de
Aprendizagem Remota

Conheça quais estratégias de aprendizagem remota são mais apropriadas para sua rede de ensino.

Introdução

O Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) trabalha para apoiar as Secretarias de Educação no uso da tecnologia para melhorar a qualidade e equidade da educação no Brasil. Nossa missão é transformar escolas públicas em Escolas Conectadas capazes de incorporar a tecnologia em seu currículo e práticas pedagógicas, de desenvolver as competências digitais de seus gestores, professores e estudantes, de utilizar recursos educacionais digitais e oferecer infraestrutura e conectividade adequada ao uso de tecnologia.

Escolas Conectadas devem estar preparadas para oferecer experiências de aprendizagem em qualquer tempo, lugar e circunstância. Por conta da Covid-19, neste momento de distanciamento social e fechamento das escolas, é importante apoiar as Secretarias de Educação a selecionarem a estratégia mais adequada para continuar oferecendo atividades educativas aos seus estudantes.

A equipe de especialistas do CIEB desenvolveu a Ferramenta de Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota, para auxiliar os gestores públicos a selecionarem formatos possíveis para a implementação de aulas remotas a partir da realidade da sua rede de ensino, levando em consideração a disponibilidade de infraestrutura e conectividade, os conhecimentos técnicos da rede e a possibilidade de mobilização da comunidade escolar.

Infraestrutura

Secretaria


Professor(a)


Estudante

Conectividade

Secretaria


Professor(a)


Estudante

Conhecimentos Técnicos

Secretaria

Mobilização dos atores escolares

Secretaria

Estratégias de Aprendizagem Remota

Neste processo de identificação, é preciso entender qual é a infraestrutura e a conectividade disponíveis na secretaria e nos espaços pessoais dos professores e estudantes. Também devem ser considerados os conhecimentos técnicos dos profissionais da rede e as formas possíveis de mobilização dos atores escolares para implementação das ações. As quatro etapas são essenciais para definir a estratégia de aprendizagem remota mais apropriado para a rede de ensino.

Início

Infraestrutura

Na sua opinião, qual infraestrutura a secretaria, os professores e os estudantes da sua rede de ensino dispõem para a realização de aulas remotas?

Para selecionar qual estratégia de aprendizagem remota é possível ser aplicado na sua rede de ensino, é necessário identificar quais recursos a secretaria consegue disponibilizar, em um curto prazo de tempo, para a produção e o compartilhamento dos conteúdos, além de ferramentas de suporte aos estudantes durante os estudos. Considere quais recursos a maioria dos professores e estudantes possui à disposição para seguir com a realização das aulas remotas.

Na perspectiva da Secretaria


Na perspectiva do(a) professor(a)


Na perspectiva do(a) aluno(a)

Conectividade

Na sua opinião, qual tipo de estratégia de aprendizagem remota é possível implementar, considerando a conectividade que a secretaria, os professores e os estudantes dispõem?

Cada estratégia de aprendizagem remota exige uma qualidade de conexão específica para os atores envolvidos. A velocidade da internet dos estudantes influenciará no formato de conteúdos aos quais eles terão acesso, assim como a capacidade de conexão dos docentes para a produção dos materiais e a interação com os alunos. Para responder às perguntas abaixo, considere a velocidade média da conexão da maioria dos estudantes e professores.

Na perspectiva da Secretaria


Na perspectiva do(a) professor(a)


Na perspectiva do(a) aluno(a)

Conhecimentos Técnicos

Na sua opinião, quais conhecimentos técnicos os profissionais da sua rede de ensino possuem para apoiar a implementação de estratégias de aprendizagem remota?

As estratégias de aprendizagem remota possuem características diferentes quanto ao nível de planejamento, execução e acompanhamento. Assim, será necessário contar com o apoio de profissionais que tenham familiaridade com certos conhecimentos técnicos, de acordo com a estratégia a ser implementado. Pensando na sua rede de ensino e na maioria dos profissionais que a compõe, quais habilidades técnicas eles possuem e podem oferecer? Estime as respostas que contemplem a média das aptidões da equipe.

Na perspectiva da Secretaria

Mobilização dos atores escolares

Na sua opinião, como sua rede de ensino pode mobilizar os diferentes atores para apoiar a implementação de estratégias de aprendizagem remota?

Para garantir a equidade de acesso dos estudantes aos conteúdos disponibilizados nas aulas remotas e as condições necessárias para que os professores consigam preparar os materiais, é importante articular a participação de diferentes atores escolares e até mesmo possíveis parcerias externas para viabilizar a implementação.

Na perspectiva da Secretaria

Estratégias de Aprendizagem Remota

O objetivo dessa ferramenta é apoiar a sua rede de ensino na implementação de estratégias de aprendizagem remota, levando em consideração as condições disponíveis na sua rede para esta execução. Com base nas respostas acima, a equipe de especialistas do CIEB sugere as estratégias destacadas abaixo para serem avaliadas e, possivelmente, implementadas. Recomenda-se que sejam vistos como ponto de partida para a tomada de decisão.

As estratégias não são diretrizes rígidas, mas sim exemplos e boas práticas para implementação de aprendizagem remota.

Quantidade de estratégia(s) sugerida(s):0

Para habilitar as estratégias de aprendizagem remota ideais para sua necessidade, é preciso que todas as questões acima estejam respondidas.

Para além das estratégias habilitadas acima, que melhor se adequam à sua rede, clique aqui e conheça as outras possibilidades elaboradas pelo CIEB.

Próximos passos

Quer saber mais sobre aspectos importantes para a implementação das estratégias de aprendizagem remota? Veja a seguir:

1. Planejar

O primeiro passo é planejar de que forma o currículo será desenvolvido neste período. Cada professor continuará com o conteúdo de suas disciplinas? Será criado um projeto integrador que agregue conteúdos de várias disciplinas? Haverá um projeto comum para todas as escolas da rede?

2. Definir processo e ferramentas

O segundo passo é definir um processo comum e ferramentas que concentrem a comunicação e todas as informações da escola. Isto é importante para criar uma via oficial de comunicação e evitar mensagens conflitantes e fake news entre os membros da comunidade escolar. É importante estabelecer contato não apenas com os alunos estudantes, mas também com os pais.

3. Preparar materiais

O terceiro passo é preparar os materiais e as aulas digitais, que podem ser compostas por recursos educacionais disponíveis online e materiais produzidos pelos próprios professores. É importante que o material seja disponibilizado em diversas mídias ou meios, como vídeos gravados por professores, textos, e repositórios de recursos educacionais digitais que apresentem conteúdos interativos, exercícios e jogos. Neste momento, de pouco tempo para planejamento, é importante acessar recursos educacionais digitais que pré-selecionados e classificados de acordo com o conteúdo pedagógico e adequação para cada ano escolar.

4. Garantir equidade

O quarto passo, não menos importante, é garantir equidade. É fundamental avaliar se todos os estudantes terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores. Gestores e professores devem estar atentos aos casos onde a participação de estudantes nas atividades online não for possível e buscar formas alternativas de garantir o acesso.

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